Brasil perde na estreia das Eliminatórias pela primeira vez na história

André Gonçalves

09/10/2015 às 10h15 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

A Seleção Brasileira perdeu no primeiro jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Fora de casa, em Santiago, o time comandado por Dunga foi derrotado por 2 a 0 pelo Chile, gols dos atacantes Vargas e Sánchez. Foi a primeira vez que o Brasil perdeu em estreias pelas Eliminatórias.

O primeiro tempo foi ruim com poucas chances de gol. O Brasil até teve posse de bola, mas não conseguiu traduzir em possiblidades para abrir o placar. Os astros chilenos Valdivia, Vidal e Vargas não produziram diante da forte marcação da defesa brasileira, mas Alexis Sánchez acertou a trave direita de Jefferson no fim da primeira etapa. Hulk ainda deu um chute para defesa tranquila do goleiro Bravo.

Na segunda etapa, o jogo ficou meio aberto e com várias faltas mais ríspidas, principalmente do lado chileno. Entretanto, Luiz Gustavo levou cartão amarelo numa delas. O Chile passou a ter mais posse de bola. E, aos 26 minutos, numa cobrança de falta da direita, ninguém cortou, Vargas escorou de pé direito, Jefferson tocou na bola, mas aceitou. O Brasil tentou o empate, mas não conseguiu. E no fim, aos 44, Sánchez fez boa jogada, tabelou com Vidal, iludiu a marcação e ampliou. Chile 2 a 0.

O Brasil entrou em campo com Jefferson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Elias, Willian e Oscar; Douglas Costa e Hulk. Entraram Marquinhos no primeiro tempo no lugar do David Luiz, machucado, Ricardo Oliveira e Lucas Limas. As duas últimas trocas não surtiram efeito.

O Brasil volta a jogar terça, em Fortaleza, no Castelão, contra a Venezuela.

Outros jogos:
Bolívia 0 x 2 Uruguai
Colômbia 2 x 0 Peru
Venezuela 0 x 0 Paraguai
Argentina 0 x 2 Equador.

A segunda rodada acontece na próxima terça, 13:

18h Equador x Bolívia 
19h Uruguai x Colômbia 
22h Brasil x Venezuela 
21h Paraguai x Argentina
23:30h Peru x Chile