Atlético Mineiro conquista pela primeira vez a Copa do Brasil

Rafael Araújo

27/11/2014 às 11h18 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

O Atlético Mineiro é campeão da Copa do Brasil. Depois de abrir a vantagem de 2 a 0 na primeira partida da final, o time voltou a encarar o Cruzeiro, na Arena Mineirão, na noite desta quarta-feira, 26, e levou o título inédito da competição nacional ao derrotar o rival por 1 a 0. O atacante Diego Tardelli marcou para o alvinegro.

Sem a lotação máxima do estádio por causa do alto valor do ingresso, o Cruzeiro, precisando do resultado, partiu pra cima do adversário. Em poucos minutos, com tantos passes errados, era fácil perceber a tensão das duas equipes. Logo aos 30 minutos da etapa inicial, Levir Culpi foi obrigado a fazer a primeira substituição no Atlético: saiu Luan com lesão no joelho, para a entrada de Maicosuel. Com um time mais organizado no meio-campo, o Galo achou o primeiro gol. Aos 47, Dátolo cruzou da direita para a área e Tardelli, de cabeça, abriu o placar. O Atlético estava próximo do título.

Na segunda etapa a pressão do Cruzeiro era maior, porém, sem qualidade na hora de finalizar. Já o Atlético, com um grupo experiente, administrava com competência a vantagem. Faltando 20 minutos para acabar a decisão, a torcida do Galo comemorava. Aí sim, após o apito final do árbitro Luiz Flavio de Oliveira, o grito do Atlético Mineiro era um só: "campeão!".

Com a conquista da Copa do Brasil, o Galo garantiu vaga na Copa Libertadores do ano que vem. O Cruzeiro, atual campeão brasileiro na temporada, tem vaga assegurada no campeonato sul-americano de 2015.