O Enem está chegando! Não perca tempo com distrações

Se você gosta de adiar essa tarefa, deixando os estudos para última hora, confira nossa lista abaixo para não perder o foco. \o/

Wellington Carvalho

30/10/2019 às 09h31 - quarta-feira | Atualizado em 30/10/2019 às 10h51

SXC

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem aí! A partir deste domingo, 3 de novembro, milhares de estudantes farão a prova, que favorece o ingresso às universidades públicas. Os exames seguem no dia 10.

Por isso, quem quer ir bem não tem outra saída senão estudar. E com muita dedicação! Se você gosta de adiar essa tarefa, deixando os estudos para última hora, confira nossa lista abaixo para não perder o foco.

Afinal, o momento será muito importante para sua vida. =)

“Tenho que acompanhar as redes sociais…”

Talvez seja um sacrifício, a gente sabe, mas vai valer a pena se desconectar um pouco das redes sociais. Esqueça o Facebook, e o WhatsApp. Comparando com o fruto que você pode colher, indo bem na prova, ficar pouco mais de um mês sem essas ferramentas é totalmente possível.

“Não tenho tempo…”

Essa história de que não tem tempo para estudar pode não ser verdade. Por mais que você tenha muitas atividades no dia, sempre haverá um intervalo em que poderá estudar um pouco. Quer um exemplo? Ler enquanto está no ônibus.

Outro? Nos fins de semana, assistir a filmes ou documentários relacionados aos assuntos que possam cair na prova.

Também existem os simulados disponíveis na internet (mas nada de abrir outra aba no navegador e entrar no Face, hein?). O professor Rubens Oda, do Rio de Janeiro, RJ, alerta para a busca de portais confiáveis. Para isso, o candidato deve “olhar a quantidade de curtidas e recomendações da página.” 

Além disso, ressalta o pedagogo, “hoje há uma gama muito grande de provas on-line que podem ser usadas em casa, e uma série de aplicativos. Esse material também pode ajudar nas aulas presenciais.”

Mariana Costa/UnB Agência

O professor Marcelo Freire, de Brasília, DF, completa que questões comentadas do Enem em videoaulas também são boas opções. “O fato de o aluno poder pausar, voltar, e assistir quantas vezes achar necessário, resolve metade dos problemas em sala de aula. Quando ele se distrai na sala, muitas vezes perde o conteúdo”.

“Não consigo me concentrar…”

Agora, se você sabe que as plataformas multimídias vão prender sua atenção e o estudo não vai sair… Dispense-as! Mantenha sua concentração nos livros e cadernos e, se possível, procure ficar um pouco mais reservado das demais pessoas. Isso vai colaborar no seu foco, afastando as distrações.

Aproveite para grifar as partes mais importantes dos textos e fazer resumos em tópicos, organizando o raciocínio e facilitando a assimilação do conteúdo. Para não ficar entediado ou com a mente cansada, faça pausas a cada uma hora.

“Mas eu sempre li…”

Tenha em mente que estudar não significa somente ler e anotar definições ou fórmulas. Não adianta ler, reler, tentar decorar e não entender. Um estudo eficaz ocorre quando compreendemos, de fato, a aplicação de cada fórmula, a função de cada órgão, a definição da literatura brasileira, e assim por diante.

De acordo com o estudo Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques: Promising Directions From Cognitive and Educational Psychology, a autoexplicação é uma técnica bem útil para aprendizagem.

Na prática funciona assim: depois de ler o conteúdo você deve explicá-lo com suas próprias palavras para você mesmo.

Shutterstock

“Tá, mas não posso deixar de visitar os meus amigos"

Bom, nesse quesito o mais recomendável é que não frequente a casa deles para aquele bate-papo, assistir aquele filme, enquanto a prova não for realizada... Porém, uma boa opção é estudar em grupo, de acordo com o educador Ademar Celedônio. É uma forma de se trocar conhecimento e discutir temas da atualidade. Ele alerta que o ideal é que sejam grupos pequenos, com no máximo três pessoas, para evitar distrações na rotina de estudo.

“Minha escola não é muito boa, não tenho chances…”

O padrão de qualidade no ensino da sua escola pode influenciar no seu resultado, mas não de forma decisiva. A sua postura em relação aos estudos também é determinante para o sucesso ou eventual fracasso na prova. Por isso, não use isso como desculpa para não se comprometer de forma efetiva. Corra atrás e dedique-se! Você é capaz, sim!


“Ah, mas já fui mal em tantas provas que já desisti de outras”

Para que sofrer por antecipação? Ter algumas decepções não significa que as terá sempre. É importante ter em mente que, sendo negativa ou positiva, toda experiência nos proporciona algum aprendizado.

Nas oportunidades em que não foi bem, por exemplo, adquiriu mais experiência e percebeu a necessidade de se aperfeiçoar mais. É como Jesus, o Educador Celeste, ensinou: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso” (Evangelho de Jesus segundo Mateus, 6:22).

Resumindo: a forma como encaramos os desafios faz muita diferença.

Temos certeza de que, mediante o seu esforço, você vai se sair muito bem na prova! Ao realizá-la, peça a ajuda dos Irmãos Espirituais por meio da Prece, pedindo para que eles o intuam na solução das questões. E pode acreditar: eles sempre estão dispostos a prestar apoio; basta que façamos a nossa parte. o/
________________________________________________
*Com informações da Agência Brasil.