Frustrado com seu curso da faculdade? Psicóloga explica como proceder

Wellington Carvalho

29/07/2014 às 11h21 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h02

facapa.blogspot.com.br

Em 2012, o Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), registrava cerca de sete milhões de universitários em todo o Brasil.

Saber qual carreira seguir é uma dúvida que atormenta muitos jovens que estão prestes a ingressar no mundo universitário. Para sanar esse questionamento, alguns fazem testes vocacionais, conversam com profissionais da área de interesse, pesquisam sobre o mercado de trabalho e criam suas expectativas. Contudo, há aqueles que, ao começarem seus cursos, frustram-se por não vivenciarem aquilo que imaginaram e desistem.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) apontam que, em média, dois em cada dez estudantes brasileiros desistem do curso superior que iniciaram. Considerando-se o índice de evasão, as graduações de Processamento da Informação (36%), Marketing (35%) e Ciências da Computação (32%) são destaques. 

Divulgação

Dra. Triana Portal

Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação*, a psicoterapeuta Triana Portal, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), aponta algumas razões que levam o educando a abandonar a faculdade:

— Quando a escolha pelo curso foi de terceiros, como pais que desejam ver seus filhos darem prosseguimento a profissões tradicionais na família;

— Ao ser obrigado a deixar a graduação para cursar outra mais barata, em decorrência da situação financeira em que se encontra;

— O jovem perde sua grande expectativa ao perceber, no andamento do curso, que os estudos não eram bem o que imaginava.

Frustrados em não cursar o que realmente gostam, a motivação cai e podem sentir que estão perdendo tempo. Assim, as notas são comprometidas e o desempenho insatisfatório resulta nas temidas “DPs”. E a dúvida surge: “Paro ou continuo?”. Para essa pergunta, Triana salienta que “investir em educação nunca é um dinheiro mal empregado, pois é um bem precioso para a vida. É importante ter paciência, seguir em frente sem perder o foco, dedicar-se com afinco e tornar-se um bom profissional. Investir de quatro a seis anos da sua vida é pouco para algo que você terá para sempre.”

Dessa forma, a psicoterapeuta ressalta a importância da família na motivação ao universitário, aconselhando-o sobre a importância da educação para o decorrer da vida. Se você tem dúvida em prosseguir na faculdade, peça para que os Amigos Espirituais, os Espíritos Luminosos e Almas Benditas, aflorem sua intuição, indicando qual ação tomar. Pare um pouco para refletir sobre quais rumos quer dar à sua vida e faça uma prece a Jesus, o Divino Amigo, pedindo que Ele ilumine as suas decisões. Com certeza, você encontrará o caminho certo. =)

___________________________________________
*Super Rede Boa Vontade de Comunicação — O termo refere-se aos veículos da Comunicação 100% Jesus: A Super Rede Boa Vontade de Rádio (1230 AM), a Boa Vontade TV (canal 20 da SKY), o Portal Boa Vontade e as demais publicações de Espiritualidade Ecumênica.