Você sabe como é feito o tratamento da água?

Karine Salles

17/06/2016 às 09h44 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

É tão bom quando abrimos a torneira e vemos a água limpinha, praticamente pronta para beber. Mas como é feito o tratamento deste líquido? Para que possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde, a água tem que ser tratada, limpa e descontaminada. E esse cuidado vem desde a antiguidade. Historiadores contam que o ato de ferver a água para 'tirar as impurezas' começou há cerca de 4 mil anos.

O tratamento é muito importante, já que ele faz a remoção de impurezas antes do consumo. Naturalmente, a água contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente que podem ser prejudiciais para nós. Essas impurezas podem causar diversas doenças, como a coléra. Além disso, o tratamento da água varia conforme a sua captação. Por exemplo, se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, necessitando apenas de uma desinfecção com cloro. Infelizmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 748 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e estima-se que 1,8 bilhão usam uma fonte poluída. 

Com o objetivo de mostrar as etapas e a importância do tratamento da água para o consumo humano. a reportagem da Boa Vontade TV foi até a Sabesp e registrou todas as etapas do tratamento deste liquído tão precioso. Assista!