Lama com rejeitos de mineração chega ao mar do Espírito Santo

Da redação

23/11/2015 às 19h31 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Paulo Araújo/Ministério do Meio Ambiente

Lama de barragem que se rompeu em Minas avança sobre o mar no Espírito Santo

Após passar por trecho do Rio Doce, a lama com rejeitos de mineração que vazou após o rompimento da barragem de Mariana/MG já adentrou o mar do Espírito Santo. 

A prefeitura de Linhares/ES interditou as praias de Regência e Povoação. Placas foram espalhadas ao longo das praias informando que a água está imprópria para o banho. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a lama deve se espalhar por uma parte grande no mar.

As boias de contenção instaladas às margens do Rio Doce para proteger a vegetação na foz [ponto de desaguamento no mar], no vilarejo de Regência, próximo à cidade de Linhares, não conseguiram conter completamente a lama de rejeitos do desastre de MG.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informou ainda que o governo está trabalhando para reduzir os impactos no Rio Doce e no oceano. “Nós estamos desde sábado trabalhando em parceira com o Espírito Santo e com a prefeitura de Linhares. Abrimos um canal na foz do rio, que está assoreado, para facilitar a dispersão da lama”, informou. "Os peixes de superfície conseguiram migrar para alguns rios tributários, mas estão morrendo, e a fauna ribeirinha também foi impactada".
 

RELEMBRE O CASO

No dia 5 de novembro, uma barragem se rompeu no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.

Barragens como a que se rompeu em Minas são feitas para reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração. O rejeito é material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que há pelo menos 13 desaparecidos e que uma pessoa morreu.

Com informações da Agência Brasil

SOLIDARIEDADE A CAMINHO

A Legião da Boa Vontade (LBV) imediatamente abriu postos de arrecadação em São Paulo/SP, Vitória/ES e Belo Horizonte/MG — em parceria com a Defesa Civil de MG — e já arrecadou mais de 45 toneladas de doações. Semana passada foram entregues 10 toneladas, entre itens de higiene, roupas, sapatos, e outros. Agora, a Instituição enviará galões de água potável que foram arrecadados ao longo desses dias. Tudo isso graças a ajuda do povo brasileiro. 

Aneliese de Oliveira

CORRENTE ECUMÊNICA DE ORAÇÕES

A Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo ora pelos desabrigados e desalojados dessa grande tragédia, bem como aos seus familiares e amigos, pedindo as bênçãos do Pai Celestial àqueles que enfrentam esse desafio. Integre a Poderosa Corrente Ecumênica de Oração por meio da Prece do Pai-Nosso, a Oração Ecumênica de Jesus*:

Pai Nosso, que estais no Céu,
Santificado seja o Vosso Nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa Vontade
Assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia
Dai-nos hoje.
Perdoai nossas ofensas,
Assim como nós perdoarmos
Aos nossos ofensores.
Não nos deixeis cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal,
Porque Vosso é o Reino,
E o Poder e a Glória
Para sempre. Amém!
___________________________________________________
*Nota de Paiva Netto, presidente-pregador da Religião do Amor Universal: Todos podem rezar o Pai-Nosso. Ele não se encontra adstrito a crença alguma, por ser uma oração universal, consoante o abrangente Espírito do Cristo Ecumênico. Qualquer pessoa, até mesmo ateia (por que não?!), pode proferir suas palavras sem sentir-se constrangida. É o filho que se dirige ao Pai, ou é o Ser Humano a dialogar com a sua elevada condição de criatura vivente. Trata-se da Prece Ecumênica por excelência.