Conheça os benefícios das ciclofaixas para as cidades

As ciclofaixas e ciclovias representam mais agilidade, mais aproveitamento de rotas e mais saúde para quem as usa

Karine Salles

12/01/2016 às 17h31 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Shutterstock


Que tal adotar um hábito que faz bem para você e para o meio ambiente? Usar as ciclofaixas é uma opção para isso, além de ser uma forma de melhorar a mobilidade urbana. Aqui no Brasil, mais precisamente em São Paulo, 'as pistas vermelhas' estão fazendo bastante sucesso entre os adeptos das bicicletas como meio de transporte diário. 

As ciclofaixas e ciclovias representam mais agilidade, mais aproveitamento de rotas e mais saúde para quem as usa. Afinal de contas, não estão mais 'estressados' com as longas filas de congestionamento e ainda se exercitam. Isso sem contar na economia de dinheiro que seria gasto com combustível, por exemplo.

Em sua participação no programa Vida Plena, da Boa Vontade TV, Murilo Casagrande, representante do Instituto Aromeiazero, mostra como tornar possível o uso da bicicleta sem que isso se torne um transtorno no trânsito, além dos benefícios que as ciclofaixas trazem para a mobilidade nos centros urbanos. Assista! 

O Portal Boa Vontade lembra que antes de sair de casa para usufruir das ciclofaixas você deve:

— Tomar cuidado com o clima e sua hidratação, passando protetor solar e usando óculos de sol, além de levar uma garrafinha d’água;
— Equipar sua bicicleta com iluminação adequada, para não deixar de ser visto por outros veículos à noite;
— Pedalar sempre usando capacete;
— Não trafegar na contramão;
— Nas rodovias, pedalar pelo acostamento;
— Nas vias urbanas onde não há ciclovias, trafegue na beirada da pista mais à direita, próximo ao meio-fio, no mesmo sentido dos veículos. O motorista deve manter uma distância lateral de 1,5 metro do ciclista e reduzir a velocidade ao ultrapassá-lo.