Bons motivos para não usar copos descartáveis

O que muitos não sabem é esse tipo de material traz riscos para o meio ambiente e até para a saúde.

Karine Salles

08/02/2022 às 08h19 - terça-feira | Atualizado em 08/02/2022 às 12h23

Você sabia que é possível cuidar do Meio Ambiente substituindo os copos descartáveis? Nas últimas duas décadas, eles passaram a ser amplamente consumidos nas empresas devido à praticidade, higiene e baixo preço. Mas o uso diário destes produtos representa um problema a mais para a natureza.

Segundo pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, o plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo. No Brasil, o índice de reciclagem não passa de 20%. Dados do Programa Ambiental da ONU mostram que os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, formam a maior parte do lixo encontrado no oceano. Em algumas regiões, esse elemento corresponde a 80% do lixo marinho.

Além dos problemas ao Meio Ambiente, as pesquisas também apontam que, quando aquecidos, esses copos liberam estireno, ajudando no desenvolvimento de cânceres caso seja ingerido. Num levantamento divulgado no livro O Que É Meu É Seu — Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo, os autores Rachel Botsman e Roo Rogers afirmam que “um dia de copos equivale a um prédio de 42 andares.” 

Para diminuir esse desperdício bastam algumas atitudes simples:

Viu só? Atitudes como essas podem significar efeitos positivos a médio e longo prazo para o nosso planeta e a garantia de um Planeta perfeito para as novas gerações!