Agricultura orgânica e o respeito à natureza

Karine Salles

31/03/2015 às 16h49 - terça-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

A procura cada vez maior por alimentos livres de agrotóxicos tem incentivado a produção mundial, o que faz do mercado orgânico uma excelente oportunidade de negócio. De acordo com o Sebrae, o Brasil está se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgânicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição de uma agricultura de subsistência para alvo da indústria. Atualmente, 75% dessas terras pertencem a agricultores familiares. 

A ingestão de produtos orgânicos faz bem à saúde, pois usa um sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos altamente solúveis e agrotóxicos, além de reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal. Ela também contribui para a criação de ecossistemas mais equilibrados, ajudando a preservar a biodiversidade, os ciclos naturais e as atividades biológicas do solo.

De acordo com o Ministério da Agricultura, para ser considerado orgânico o produto tem que ser produzido em um ambiente onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Para apresentar outras informações sobre esse crescente mercado, a equipe de reportagem do programa Biosfera foi até o Sítio Catavento, na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, SP, para mostrar as diferentes formas de manejar e quais são as principais diferenças e meios de cultivos. Assista!

 

 

 

Assista à segunda parte da reportagem! O programa Biosfera vai ao ar pela Boa Vontade TV, canal 20 da SKY, às 20 horas. Para outras informações, mande um e-mail para biosfera@boavontade.com.