Sabia que suas amizades mudam de acordo com a fase da vida que você vive?

Wellington Carvalho

24/07/2015 às 19h33 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

A amizade está presente em todas as fases da nossa vida! Quem não gosta de ter um bom amigo para confiar e passar horas fazendo alguma coisa ou simplesmente nada juntos? Essa forma de relação faz parte do nosso processo de crescimento pessoal e tem como sua base trocas. Não, não estamos dizendo que seus amigos são interesseiros! Nos referimos à reciprocidade de sentimentos, experiências, costumes, entre outras coisas que nos fazem bem.

A psicóloga Rita Pinela explica a importância de nos relacionarmos socialmente: “Nos reconhecemos através do outro, o que na psicanálise chamamos de projeções”. Calma, ela explica de um jeito mais fácil: “Quando eu estou sorrindo são as outras pessoas que estão me vendo a sorrir. Então, o outro é o meu reflexo, ele é quem vai me dar um feedback de como eu me porto diante do mundo”. E esse retorno, quando sincero e leal, pode nos ajudar muito a nos tornarmos pessoas melhores.

A forma como nos relacionamos com o outro varia de acordo com a fase que estamos passando em nossa vida. Afinal, o processo de ter amigos tem muito a ver com o nosso descobrimento pessoal e a construção de nossa identidade. A partir dela nascem as afinidades que vão gerar uma aproximação. Cada fase exige necessidades e prioridades diferentes. 

Shutterstock

Outro ponto importante é a influência que determinadas pessoas e grupos exercem em nós. Muitas vezes, gostamos tanto e temos tanta afinidade com alguém que queremos confiar toda nossa vida a ela. Mas a Humanidade de Cima nos orienta a nos resguardar um pouco. O ilustre Espírito Dr. Bezerra de Menezes (1831-1900)*, na edição 108 da revista JESUS ESTÁ CHEGANDO, uma vez falou sobre a descrição no campo pessoal: “Falo-lhes da necessária reserva quanto à exposição pessoal, particular! Não queiram agradar o mundo, porque podem perder suas Almas. Não queiram amizades por amizades. A amizade verdadeira tem que ser consignada a uma finalidade superior pelo Bem comum. Do contrário, é falsa, não existe e será derribada a qualquer momento”.

É importante sempre nos recordarmos que existe um amigo para todas as horas em quem sempre podemos confiar: JESUS, o Cristo Ecumênico. Ele  nos ampara e nos ajuda em todos os momentos de nossa existência, basta que busquemos seu auxílio por meio da oração.

Amizades duradouras e a internet

Mas nós podemos, sim, cultivar amizades duradouras em nossas vidas. Embora, muitas vezes, a correria do dia a dia acabe nos afastando das pessoas, pois tomamos caminhos diferentes.  É importante saber priorizar nossas relações mesmo em meio à correria dos tempos modernos. Ainda mais hoje, com o advento da internet, quando  podemos estar bem perto de quem está longe e muito longe de quem está perto.

A especialista explica como a questão da nossa conexão em rede online pode nos ajudar: “Pode aproximar amigos que moram distantes — ter uma amiga que mora em outro país, e conseguir estabelecer uma conexão com ela por meio das redes sociais, por exemplo”.

Contudo, é preciso usá-la com sabedoria para que tenhamos o equilíbrio necessário para ter relações que não sejam apenas superficiais: “Se você tem lá no Facebook milhares de amigos, será que tem mesmo? Porque perdemos a qualidade”. A psicóloga Rita Pinela nos provoca a refletir sobre essa ~proximidade online~: “E o contato? E o calor humano? Será que dá para falar ‘ah, eu tenho um grande amigo no Facebook’? Então, isso também traz um isolamento”.

Quando foi a última vez que visitou ou viu pessoalmente um amigo? Lembre-se que um carinha feliz ~ tipo essa, óh: =) ~ não substitui o valor de um abraço, e muito menos de uma gargalhada. E reafirmar a qualidade das suas amizades é muito mais importante do que confiar na quantidade.

Leve com você quem faz bem ao coração e inspira a ser melhor, sempre! Sendo assim, por mais que o contato não seja frequente, o carinho que nutrem um pelo outro continuará igual quando se encontrarem. Como ensina o jornalista Paiva Netto: “Amizade nascida no Ideal Fraterno do Bem não se desfaz nunca!”.

____________________________

Colaboração: Thayná Reis