Feriado prolongado requer cuidado especial com as crianças

Portal Boa Vontade listou algumas brincadeiras fáceis e baratas que podem ser realizadas neste feriado prolongado

Da redação

12/02/2015 às 22h49 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04

Com a chegada de mais um feriado prolongado, pais e responsáveis que forem levar as crianças para aproveitar esses dias de descanso precisam tomar alguns cuidados com a segurança e saúde dos pequenos. Confira as dicas dos especialistas para relaxar nesses dias sem preocupações:

A exposição ao sol por um longo período pode provocar insolação e desidratação, conforme explica a coordenadora adjunta da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, Tatiana Coimbra. "As crianças tem a pele mais sensível, então nós precisamos ter esse cuidado. O principal são as queimaduras solares imediatas e a prevenção do câncer de pele a longo prazo. O ideal para criança, seja o sol até 10 horas da manhã e depois das quatro da tarde. A gente não deve esquecer a hidratação dela. E a gente precisa estimular que eles estejam bebendo água, de preferência, a todo momento, que eles levem as garrafinhas".

Além disso, a primeira Tenente Karoline Burunsizian, chefe do Setor de Comunicação Social do Grupamento de Bombeiros Marítimo de Guarujá, SP, reforçou o cuidado para quem vai aproveitar o litoral nos dias de folga. "Não deixar que entrem sozinhas na água, o ideal é que os pais sempre acompanhem quando elas forem brincar na água. O principal é realmente não descuidar, não perder a criança de vista”. A profundidade também é um fator que deve ser observado: “Evitar água acima da cintura, procure orientação e lembre: água acima do umbigo é perigo”.

Outra preocupação deve ser a alimentação fora de casa. De acordo com a infectologista Karina Takesaki Miyaji, do Ambulatório do Viajante do Hospital das Clínicas, na capital paulista, "o ideal é tomar cuidado com comida de rua, de barraquinha. Levar alimentos de casa seria uma alternativa mais segura, por se ter um controle maior dos alimentos". Mas, atenção, não adianta muito levar o próprio alimento e não lembrar de armazená-lo corretamente. Portanto, nada melhor que barrinhas de cereal, lanches naturais e frutas para esse períodos.

PERIGOS NO LAR

Quem for aproveitar esse dias dentro de casa também precisa ficar atento. A cozinha é a grande vilã dos acidentes domésticos. O local reúne vários riscos em potencial. Para se ter uma ideia, os casos de queimadura estão entre as principais causas de acidentes com crianças. Segundo o coordenador da Saúde da Criança do Ministério, Paulo Bonilha, "a criança ficar próxima ao fogão é um grande problema".

Traumas e fraturas em braços e pernas também são bastante comuns. Boa parte das contusões, entorses e até mesmo fraturas sofridas por crianças ocorrem dentro de casa. Ao andar de skate ou patins, por exemplo, é importante usar capacete, joelheiras e outros equipamentos de segurança. Brincadeiras como soltar pipa e jogar bola na rua também podem causar machucados e os cuidados são essenciais para evitar atropelamentos e choques.

Paulo Bonilha alerta que esses pequenos cuidados podem ajudar a prevenir possíveis acidentes em casa "por serem situações de prevenção muito fácil, que está ao nosso alcance". O coordenador de saúde completa que é preciso "estar sempre alerta, observando o ambiente de casa e vendo se não tem algo que possa colocar em riscos as crianças. Tudo isso vai proteger."

BRINCADEIRAS QUE UNEM E NÃO MACHUCAM

Shutterstock

Aproveitar esses dias e brincar com os filhos ou sobrinhos também aproxima os adultos dos pequenos, criando momentos de interação e união familiar, destaca a presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil), Marilena Flores Martins. Ela explica ainda que os benefícios das brincadeiras vão além, pois contribuem para a formação da cidadania. "Brincar é importante, não é só um passatempo, é uma forma de aprender o mundo e de captar cultura. A criança produz cultura com brincadeiras de roda, as histórias que ouve. Contar história para crianças é uma forma maravilhosa de transmitir valores".

O Portal Boa Vontade listou algumas brincadeiras fáceis e baratas que podem ser realizadas neste período ou em qualquer época do ano. Assim, as crianças poderão desenvolver potencialidades como a memória, o raciocínio e a imaginação:
— Mímica;
— Desenhar ou colorir;
— Jogo dos sete erros;
— Stop;
— Contação de histórias.

___________________

*Com informações do Ministério da Saúde