Com brincadeiras, férias se tornam divertidas e educativas

Wellington Carvalho

28/12/2017 às 15h17 - quinta-feira | Atualizado em 03/01/2018 às 10h04

Shutterstock

Nesse período de férias escolares, as crianças curtem o tempo livre com a família, seja em viagens ou em casa mesmo. Nessa época também é comum que os pequenos fiquem mais tempo em frente à televisão ou ao computador; e se essas atividades forem em tempo muito extenso, não se tornam saudáveis.

Em contrapartida, com brincadeiras ao ar livre ou mesmo dentro de casa as crianças ficam com mais saúde física e mental, pois "dormem e se alimentam. [As brincadeiras ajudam] a construir a confiança, a autoestima, o equilíbrio e a tranquilidade", destaca a presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil), Marilena Flores Martins.

Ela explica ainda que os benefícios das brincadeiras vão além, pois contribuem para a formação da cidadania. "Brincar é importante, não é só um passatempo, é uma forma de aprender o mundo e de captar cultura. A criança produz cultura com brincadeiras de roda, as histórias que ouve. Contar história para crianças é uma forma maravilhosa de transmitir valores."

Aproveitar as férias e brincar com os filhos ou sobrinhos também aproxima os adultos dos pequenos, criando momentos de interação e união familiar, conforme destaca a mãe Daniela Inácio, em entrevista ao Portal Boa Vontade. Ela conta que realiza diversos jogos com seu filho João Gabriel, de 9 anos. "Ao brincarmos de chefe e ajudante de cozinha, preparamos refeições juntos e aproveito para conscientizá-lo sobre a importância de uma alimentação saudável e do cuidado que se deve ter com o fogo. É muito divertido!".