Cinco ensinamentos para deixar aos pequenos neste dia das crianças

Karine Salles

09/10/2015 às 15h23 - sexta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Toda criança gosta de brincar. O que é muito importante, pois esses momentos lúdicos colaboram muito na formação dos pequenos. No Dia das Crianças brinquedos são uma das escolhas mais comuns para presenteá-las.

Portal Boa Vontade traz uma proposta diferente para esta data: ao invés de presentes, porque não deixar à garotada ensinamentos? Listamos aqui alguns que vão fazer toda a diferença no futuro delas. 

1 — ENSINE A CUIDAR DO PLANETA

Aproveite o dia para ensinar às crianças que “A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana”, como nos alerta há décadas o educador Paiva Netto. Mas, como fazer isso? Você pode começar mostrando que a reciclagem começa e termina com a atitude consciente dentro de casa. 

Com um pouco de criatividade, é possível transformar jornais, garrafas plásticas e embalagens de produtos diversos — que normalmente vão para o lixo — em brinquedos, quadros e objetos de decoração. Você sabe o que fazer com os rolinhos em que o papel higiênico vêm depois que ele está vazio? Junte a garotada e faça lindas corujinhas!

2 — ENSINE A TER UM FUTURO MAIS SAUDÁVEL

Em tempos de fast-foods e comidas industrializadas, é de extrema importância prestar atenção aos hábitos alimentares dos pequenos. E não apenas como uma forma de nutrir a criança para que ela tenha energia para o dia a dia, mas também como uma base importante para o seu desenvolvimento. O combate à obesidade deve começar cedo.

Como garantir isso? Existem alguns truques. Você pode montar o prato de uma forma decorada, divertida, para estimulá-la a experimentar novamente aquele alimento. Ou ainda que você pode reunir as crianças e fazer uma saborosa cocada de nabo ou ainda um delicioso sanduíche.

3 — ENSINE A RESPEITAR O PRÓXIMO

Álida Santos
 


Outro presente que as crianças vão levar para a vida toda, mas que precisa ser ensinado hoje, é o respeito ao próximo. Leve os pequenos num asilo para uma visita, mostre a importância de eles ouvirem as histórias, serem simpáticos e prestativos. Essas práticas precisam ser embutidas em pequenas ações cotidianas, e claro, pelo exemplo dos adultos com quem a garotada convive. Além do respeito, as crianças ganham sempre com a experiência dos mais velhos.

4 — ENSINE A SER RESPONSÁVEL

Shutterstock

Tenha em mente que o senso de responsabilidade deve ser exemplificado constantemente, mostrando que há espaço para o crescimento e amadurecimento pessoal. Ele deve ser aliado a muito amor e orientação, considerando o despreparo dos filhos e prevenindo suas preocupações futuras. Lembre-se: ensinar é uma das formas mais poderosas de demonstrar Amor. 

Uma criança pode correr, brincar, espalhar os brinquedos em algum lugar, então os pais podem ensinar a responsabilidade, instruindo sobre o que deve ser feito: 'ali você vai guardar os seus brinquedos'; 'Aqui não é lugar de você deixar isso'. Mas se você ainda tem dúvidas, assista ao vídeo e veja como ensinar responsabilidade aos filhos.

5 — ENSINE A SER MAIS SOLIDÁRIO

shutterstock

Qual mãe ou pai não gostaria de ver seu filho vivendo em uma sociedade mais justa e equilibrada? Sabemos que a solidariedade é fundamental para que as crianças sejam boas cidadãs no futuro. Com esses ensinamentos, elas não praticarão bullying, cultivarão relacionamentos saudáveis, respeitarão diferenças, terão vontade de fazer o bem e, com tudo isso, serão mais felizes.

Pode parecer impossível, mas não é. Ensinar o seu filho a ser mais solidário é uma tarefa simples. Uma delas é separar os brinquedos que não usam mais e doar para um orfanato ou creche. Mas antes disso, convide todas as crianças a assistitem esse vídeo do DedoShow de Boa Vontade. Nele, os dedinhos mostram o verdadeiro sentido da solidariedade. 

Por isso, independente do trabalho e do tempo que você tenha, sempre existirá um ~jeitinho~ para conseguir tempo, de qualidade, para interagir com a garotada.