Caridade Completa: uma estratégia divina para melhorar sua vida e o mundo

Wellington Carvalho

26/08/2015 às 19h26 - quarta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h05

Shutterstock

Diante dos tantos problemas e desafios que ainda enfrentamos no mundo, o que poderíamos fazer para melhorá-lo? Alguém pode sugerir: “Ah, promover a paz, a educação de qualidade, a cidadania, o cuidado com o meio ambiente, combater a corrupção e a pobreza...”. Agora, já parou para pensar que, além de responsabilidades de todos nós, essas e outras boas ações, no fundo, não deixam de ser Caridade?

Há anos o jornalista, radialista e escritor Paiva Netto afirma que “A Caridade não é um sentimento de tolos. É uma estratégia de Deus, que estabelece nos corações a condição ideal para que se trabalhe, governe, empresarie, administre, pregue, exerça a ciência, elabore a filosofia e se viva, com espírito de generosidade, a religião”.

Por isso, destacamos o quanto as simples, mas valiosas ações pelo bem comum, são importantes para nossa convivência. Os exemplos não caberiam nesta matéria, mas para ilustrar… Quando dedicamos uma palavra de conforto ou uma oração a alguém que sofre, oferecemos o assento no ônibus a um passageiro cheio de sacolas, acalmamos os ânimos dos envolvidos numa briga, compartilhamos o alimento com um ser faminto, atendemos um paciente com zelo no consultório, cuidamos das finanças da empresa prudentemente, elaboramos leis justas e esclarecemos as mentes de seus erros, por exemplo, estamos exercendo a Caridade. E, além das necessidades materiais, ao atendermos as carências do Espírito, como a necessidade de Amor Fraterno, praticamos a elevada Caridade Completa, conforme esclarece a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.

Afinal, é matemático! Cada oportunidade que não aproveitamos para fazer o Bem torna-se um infortúnio no futuro, individual ou coletivo. Sabendo que, juntos, formamos a Grande Família Humanidade, deduzimos que enquanto um sofre, todos sofreremos. O micro afeta o macro. É como retratou o saudoso poeta brasileiro Alziro Zarur (1914-1979) nesta estrofe do Poema do Ecumenismo Total, de seu respeitável livro Poemas da Era Atômica:

Todos os homens são um,/ todos os povos são um,/ e a Humanidade/ é como o organismo/ do homem:/ por causa de um órgão doente/ os órgãos bons também sofrem./ E o mesmo,/ exatamente,/ matematicamente,/ acontece à Humanidade:/ enquanto houver/ um doente,/ um escravo,/ um faminto,/ um criminoso,/ um tarado,/ sofreremos nós por ele./ Mas que direis, quando virdes/ tantos homens desgraçados/ nos quatro cantos da Terra?/ Aquele mendigo/ sou eu;/ aquele morfético/ és tu;/ aquele parricida/ é ele;/ aquelas meretrizes/ somos nós;/ aqueles fanáticos/ sois vós;/ aqueles traidores/ são eles.

Reencarnados ou desencarnados — já que a morte não existe —, evoluímos enquanto servirmos no Bem. A cada novo dia somos convidados a exercer atos de bondade que não dependem de religião, posições socioeconômicas, etnias, costumes, ou tantas outras diferenças. Somos unidos pelo Amor incondicional!
 

FAZER O BEM PRA FICAR BEM

José Gonçalo

Dr. Carlos Eduardo Tosta

No âmbito individual, praticar a Caridade Completa, que é sinônimo de Amor, como esclarece Paiva Netto, traz inúmeros benefícios à qualidade de vida. “O amor beneficia a saúde física. Equilibra o sistema imune neuroendócrino (principal responsável por nossa saúde), ativa o sistema límbico, aumenta a sensação de prazer, crença, motivação, bem-estar e a imunidade, além de reduzir a ansiedade e a depressão”, explicou o doutor Carlos Tosta, imunologista e professor-emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), durante o recente Painel Temático do Fórum Mundial Espírito e Ciência da LBV.

BONS EXEMPLOS EXISTEM SIM!

Arquivo BV

A professora Iramara Fluminhan (C), muito feliz com o gesto solidário de seus alunos.

A exemplo desses benefícios, sensação muito agradável, sem dúvida, foi a que sentiu a professora de História Iramara Fluminhan e alguns de seus estudantes do 9º ano no Conjunto Educacional Boa Vontade, da capital paulista. Neste ano de 2015, ela foi surpreendida com um nobre gesto de solidariedade: os jovens colocaram lenços na cabeça, semelhantes ao usado pela educadora, que provisoriamente adotou o acessório por causa de um tratamento quimioterápico.

Isabele Vasquez, de 15 anos, foi a autora da iniciativa, que imediatamente teve a adesão dos demais colegas, e explica: "Ela é uma professora que dá conselhos, além de ser muito competente e exigente. Todos gostam muito dela, pois sabemos que isso é para o nosso bem". Renata Santana, de 13 anos, também comentou: "Isso é um carinho para uma pessoa que a gente ama muito". Por sua vez, a professora Iramara afirma: "Eu me sinto agradecida pela qualidade das coisas que tenho, desde os médicos até os meus colegas de trabalho e os meus alunos". Simples e efetiva troca de bons sentimentos, beneficiando a todos os envolvidos...

O exemplo citado acima é amostra de que o mundo não está perdido coisa nenhuma! As pessoas estão frias? Está faltando amor? Ninguém liga mais para ninguém? Se muita gente diz que isso é verdade irreversível, o Portal Boa Vontade, que expande o conforto a milhares de corações de todo o planeta, proclama em "alto e bom som" que as coisas podem e vão melhorar sim! Basta que deixemos de nos iludir com pessimismos, ainda que compreensíveis, e arregacemos as mangas sem esperar que o outro haja primeiro. 

É como aprendemos na Oração de São Francisco de Assis, Patrono da Legião da Boa Vontade (LBV): "Senhor,/ Fazei de mim um instrumento da Vossa Paz;/ onde haja ódio, consenti que eu semeie Amor;/ perdão, onde haja injúria;/ fé, onde haja dúvida;/ verdade, onde haja mentira;/ esperança, onde haja desespero;/ luz, onde haja treva;/ união, onde haja discórdia;/ alegria, onde haja tristeza./ Ó Divino Mestre!/ Permiti que eu não procure/ tanto ser consolado quanto consolar;/ compreendido quanto compreender;/ amado quanto amar./ Porque é dando que recebemos;/ perdoando é que somos perdoados;/ e morrendo é que nascemos para a Vida Eterna. (O destaque é nosso.)

 

UM TELEFONEMA POR UMA VIDA

Quem também recebeu o Bem foi o empresário Edgar Oliveira, que colabora com o trabalho de mais de seis décadas da LBV. Num momento de grande desafio, o dono de restaurante viu-se sem saída e achou que o enganoso ato de cometer um suicídio poderia resolver a situação. Assista ao depoimento dele e descubra qual foi o desfecho do caso:

Suicídio nunca é indolor: apoio da família é indispensável na valorização da Vida

O BEM SOBREPUJA A DOR

"Ah, mas essa história aí de fazer Caridade é só para quem está vivendo sossegado. Quero ver quem se motiva a realizar todo esse 'encanto' tendo uma vida dura como a minha". Seja qual o for o problema ou os problemaS que você esteja enfrentando, a prática da Caridade não se anula a você. Muito pelo contrário. Você pode vencer todos os obstáculos, derrubar todas as barreiras, enquanto a exerce. Repetimos as palavras de São Francisco de Assis: "É DANDO QUE RECEBEMOS!". No caso de Carina da Motta e Carlos Paiva, da cidade de Mogi das Cruzes, SP, a força para seguir em frente* e ajudar as pessoas chegou depois que eles perderam a filha de quatro anos para o câncer. Confira como eles sobrepujaram a dor por meio da alegria:
 

VOLUNTARIADO: PRÁTICA QUE INSPIRA

Que tal arregaçar as mangas você também? Já mencionamos várias formas de se fazer o Bem no dia a dia e a última que evidenciamos é ser um voluntário. Uma grande revisão de pesquisas coordenada pela Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, revela que voluntariar-se faz muito bem para a saúde. O estudo publicado na revista BMC Public Health mostra que quem se dedica ao próximo sem esperar nada em troca vive mais tempo, com uma mortalidade 20% menor se comparado aos não voluntários. Eles também têm menos índices de depressão, maior satisfação com a vida e bem-estar.

Inúmeras instituições do Terceiro Setor — e de diversas áreas de atuação —, precisam e se desenvolvem com o apoio de voluntários, a exemplo da LBV, onde diversas iniciativas socioeducativas são realizadas com vista à melhoria da qualidade de vida dos atendidos (desde as crianças aos idosos) bem como da comunidade onde residem. 

Egeziel Carlos

Goiânia, GO — Graças ao apoio de voluntários como Adriano Mendes, que ministra aulas de violção na capital goiana, o trabalho da LBV beneficia milhares de famílias em todo o Brasil.

Um dos tantos e valorosos voluntários com quem a LBV conta é o jovem Adriano Mendes, da Unidade Socioeducacional de Goiânia, GO. Durante a Oficina de Musicalização, que integra o programa LBV — Criança: Futuro no Presente!, ele ministra aulas de violão às crianças atendidas, trabalhando a musicalidade e a expressão corporal, e ensinando conhecimentos teóricos sobre a música e de instrumentos musicais. Para ele, "é muito valioso estar aqui, porque faço de coração. Adoro essas crianças, é muito bom colaborar".

No Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em São José do Rio Preto, SP, a voluntária Cleuza Aparecida Floriano da Silva também oferece sua ajuda. À Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV, Internet e Publicações) ela se expressou: "Sou muito grata em poder realizar meu trabalho voluntário na  LBV, que tanto bem faz ao povo. Eu me sinto agradecida pela oportunidade de servir com amor e com alegria".

Se você deseja se juntar a esse Time da Solidariedade na LBV, não precisa perder tempo! É só inscrever-se e se tornar um voluntário da Instituição. Ah, e aproveitando... Como esta sexta-feira, 28, é Dia do Voluntário, ficam aqui as homenagens do Portal Boa Vontade a todas essas pessoas que trabalham por um mundo melhor, expandindo o Amor Solidário Divino por meio de seu significativo esforço.

Esperamos que essa matéria tenha feito você perceber o quanto os gestos solidários do dia a dia, que podem parecer pequenos e insignificantes, fazem a diferença em nossas vidas. Lembre-se: o Bem que causamos hoje, é o mesmo que nos alcançará no amanhã. =)
___________________________________________
O quadro seguir em frente é uma produção do programa Vida Plena, da Boa Vontade TVAcompanhe-o, de segunda a sexta-feira, a partir das 10 horas, na TV da Paz, do Amor e da Fraternidade Real.